Como o Colégio Átrio organizou suas aulas e comunicações com roteiros semanais

Frente ao desafio das aulas a distância, confira como a coordenação e a direção do Colégio Átrio está mantendo sua proposta pedagógica e a comunicação com docentes, estudantes e famílias por meio de roteiros semanais. 

A adaptação das aulas presenciais para a modalidade a distância em meio à crise do coronavírus trouxe uma série de desafios para as escolas da Educação Básica. Para a coordenação e a direção do Colégio Átrio, a manutenção da coerência com a proposta pedagógica da escola e o não rompimento da cultura de comunicação e crescimento já estabelecida na instituição foram dois importantes pontos de atenção durante o planejamento para encarar este período de distanciamento social. Para lidar diretamente com esses fatores, as educadoras da escola resolveram criar um roteiro para estruturar as atividades remotas e dar clareza à comunidade escolar sobre como seria essa nova configuração do processo de aprendizagem.

A premissa da coordenadora Alcielle Santos e das diretoras Renata Santiago e Adriana Martini de Melo era romper o mínimo possível com a cultura que já estava implementada na instituição e manter essa coerência perceptível para as famílias e estudantes. Partindo desses pontos, a solução desenvolvida pela escola permite, hoje, que a coordenação acompanhe mais de perto as relações entre docentes e discentes; além de ajudar os(as) estudantes e suas famílias a entenderem e acompanharem o caminho adotado nas abordagens dos professores e das professoras para as aulas a distância.

“A ideia do roteiro semanal permite traçar e manter um itinerário curricular, didático e metodológico em um documento mais simples”, explica Alcielle. Ela também conta que a resposta das famílias e a evolução colaborativa do corpo docente têm sido muito positivas com essa comunicação mais estruturada para este momento. 

O Colégio Átrio, de Santos (SP), é parceiro da Geekie desde 2019, quando adotou o Geekie One – a solução educacional que alia tecnologia com intencionalidade pedagógica à consultoria parceira na jornada de inovação da escola. Com o material didático digital, as formações docentes continuadas e as reuniões de gestão de sucesso periódicas, a adaptação para o cenário remoto foi mais tranquila, embora não sem os desafios em como manter a comunicação e o contato constante com estudantes, docentes e famílias. 

O roteiro que garante a qualidade das aulas a distância

A comunicação e o planejamento estruturados como roteiros semanais foi a solução para os desafios do Colégio Átrio, porque essa é uma maneira clara de apresentar itinerários de estudos que colocam todos(as) os(as) atores e atrizes da comunidade em uma mesma narrativa. 

O modelo de documento criado pela escola auxilia o corpo docente a estruturar suas práticas e experiências de aprendizagem. Além disso, ele dá clareza aos(às) estudantes sobre como será essa jornada semanal e permite que as famílias entendam essa caminhada evolutiva. Outro benefício dessa estruturação é o acompanhamento das atividades pela coordenação e a distribuição de outras tarefas mais burocráticas à secretaria.

Alcielle ainda acrescenta outro ponto positivo: “Se a gente colocar todos os roteiros semanais lado a lado, eu ainda consigo reconstruir o caminho de aprendizagem deste período. Isso porque ele apresenta um caminho evolutivo junto com um caminho remissivo para estabelecer de onde os estudantes vieram e para onde estão indo.”

O roteiro criado pela coordenação e direção do Colégio Átrio segue esta estrutura:

  • Mensagem de acolhimento: de um a dois parágrafos para haver um nível de personalização, uma característica importante que a escola tem como princípio;
  • Objetivos de aprendizagem para cada atividade, dia a dia: definir e dar clareza a esses objetivos é uma forma de garantir que as experiências sejam significativas e ricas para os alunos e as alunas;
  • Habilidades da BNCC desenvolvidas pelos estudantes: esse tópico traz uma dimensão de currículo ao roteiro, afinal, é importante que as práticas pedagógicas estejam alinhadas à Base. Para isso, a equipe docente usa as informações sobre habilidades no começo de cada capítulo do Geekie One para o Ensino Fundamental (anos finais) e Médio;
  • Passo a passo das atividades para os(as) estudantes realizarem nos momentos assíncronos: essas orientações são importantes para que os alunos ou as aluna consigam ter autonomia na hora de desenvolver a atividade proposta em seus momentos de estudos individuais;
  • Indicações sobre como registrar as produções: aqui, o corpo docente orienta como o(a) estudante vai registrar suas atividades: no caderno, no Geekie One ou no Google Drive. Para esse tópico, a coordenadora incentivou os professores e as professoras a trabalharem com multiplicidade de meios de registros: fotografias, vídeos, documentos compartilhados de texto e de apresentação etc.
Ensino-Híbrido-na-prática_CTA

Como toda a escola está mobilizada

A colaboração entre todos e todas da escola está garantindo a agilidade, a evolução e a clareza na comunicação entre toda a comunidade. O colégio definiu que a coordenação é responsável pela definição de quais serão as aulas síncronas da semana e a secretaria faz todos os agendamentos, envia os links para o corpo docente e os roteiros para estudantes e famílias. O suporte dessa equipe ajuda o corpo docente a focar nas práticas pedagógicas e a não se preocupar com as questões burocráticas para a operacionalização das aulas a distância.

A coordenadora destaca que o estudante recebe os horários e os roteiros apenas uma vez na semana. Isso dá a oportunidade também à família de organizar sua rotina. Alcielle explica a motivação para esta periodicidade:  

“Se o pai ou a mãe está trabalhando de home office, viu que o(a) estudante tem uma aula on-line na terça-feira, às 11h, e precisa marcar uma reunião, ele ou ela pode evitar esse agendamento, caso seja necessário compartilhar o computador ou queira dar apoio ao filho ou à filha no momento da aula síncrona. Este é também um cuidado com as famílias para que essa rotina possa ser pensada, planejada e ajustada dentro de cada caso.”

Com toda essa organização do Colégio Átrio, os professores e as professoras ainda têm feito reuniões semanais com a coordenação para alinhar a preparação das aulas e opinar sobre os próximos passos. A coordenadora destacou que essa periodicidade para o corpo docente é importante para garantir que a escola consiga se adaptar às novas mudanças que a crise pode gerar da noite para o dia.

Escuta ativa, formação e comunicação: elementos para humanizar o roteiro do Colégio Átrio

Como um roteiro pode ser um “documento frio”, a coordenação também considerou duas dimensões para humanizá-lo: a formativa e de escuta ativa com professores e professoras e a da comunicação com as famílias para garantir a clareza de toda a intencionalidade dos planejamentos.

Segundo Alcielle, a primeira dimensão – formação e a escuta ativa – tem o objetivo de manter os alinhamentos e a evolução do corpo docente nas reuniões semanais. Como não há mais o cafezinho do intervalo na sala de professores e professoras, a escola precisou garantir que as reuniões tivessem tanto um caráter formativo como de alinhamentos e combinados. Para a coordenadora, “esses encontros são momentos de escuta do corpo docente como sujeitos da escola que têm um nível de desenvolvimento profissional e uma experiência que são legítimos e que precisam ser ouvidos para que alcancemos a meta de não romper com a cultura em construção na escola.”

Ela ainda destaca que “foi muito bonito ver a evolução rápida e a rede colaborativa que surgiu entre os professores e as professoras. Semana a semana, as aprendizagens feitas pelos docentes em colaboração com a equipe pedagógica vão crescendo, tomando corpo e as devolutivas das famílias têm sido muito positivas”.

A segunda dimensão estava ligada à necessidade de manter um ótimo nível de comunicação para que toda a intencionalidade desse planejamento ficasse clara para a comunidade escolar. “As diretoras Renata e Adriana tiveram um papel crucial nesta dimensão porque elas mantiveram e mantêm uma comunicação diária com as famílias pelo aplicativo, e-mail e comunicados institucionais e instrucionais”, reconhece Alcielle. 

Faça parte da rede de escolas inovadoras que usam o Geekie One. Peça uma demonstração.

Confira outras histórias de escolas parceiras da Geekie:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami