Colégio Magister une experiência tecnológica e fundamentação teórica nas aulas a distância

Escola parceira da Geekie estruturou aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio com atividades e vídeos para estudantes no começo da quarentena. Para a gestora pedagógica do Magister, Kátia Martinho Rabelo, o histórico inovador do colégio auxiliou na fácil adaptação ao novo cenário da pandemia.

Com experiência no meio digital e repertório tecnológico já constituído, o Colégio Magister conseguiu fazer uma adaptação rápida para o ambiente online, após a notícia de que as atividades presenciais teriam que ser suspensas devido à pandemia de Covid-19. Mesmo assim, o colégio da Zona Sul de São Paulo procurou o devido embasamento teórico para desenvolver os trabalhos a distância por meio de uma reflexão sensível sobre essa prática.

Tratando esse momento como ensino remoto, o Colégio tem a preocupação de deixar clara a peculiaridade do quadro atual. “Não se trata de uma educação a distância como estamos acostumados a ver em cursos de pós-graduação, por exemplo”, explica Katia Martinho Rabelo, diretora pedagógica. “É importante deixar claro para a sociedade a natureza do ensino remoto na Educação Básica”. Ela diz que foi necessário transformar rapidamente uma realidade presencial para uma realidade virtual. “Por isso falamos em ensino remoto”.

A simples transposição da modalidade presencial para o ambiente virtual, com aulas “ao vivo”, não é o que acredita o Magister. A ideia da instituição é propor atividades síncronas, com a participação simultânea de professor e de alunos, e atividades assíncronas, com propostas diversificadas, como trabalhos, tarefas e leituras. 

Educação Infantil

O Google Sites é utilizado como principal ferramenta no trabalho com a Educação Infantil. Nele, as professoras postam as atividades para que os pais possam realizar com as crianças. Os objetivos e os propósitos de cada ação são explicados às famílias, junto com um vídeo para as crianças. A família, por sua vez, pode realizar a atividade no momento desejado, buscando integrar essa tarefa à rotina da casa. 

Em um dos vídeos, a professora conversa com as crianças para explicar a atividade proposta. Elas terão que pegar bolinhas feitas de massinha com um pregador de roupa e posicionar a quantidade de bolinhas que se relaciona com o número escrito em um cartão feito pelos pais. A atividade envolve matemática e psicomotricidade. E tudo isso é feito em inglês, seguindo a proposta do colégio de oferecer a Educação Infantil bilíngue.

São postadas atividades nas duas línguas – português e inglês –, artes e Educação Física. “Propomos todo o conteúdo que a criança teria na escola usando as tecnologias, levando em conta o vínculo que elas têm com a família”, conta Rabelo. 

Ensino Fundamental e Médio

Há mais ou menos três anos, o Colégio Magister faz parte do programa Google for Education. A partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos já estavam cadastrados e familiarizados com as plataformas oferecidas, como o Google Classroom, que continuou sendo utilizado para esse momento de atividades não-presenciais. “A gente utilizava essas plataformas como um complemento à sala de aula”, afirma a diretora. “E isso facilitou essa transposição de professores e alunos para o ensino remoto”.

Nas séries finais do Fundamental e no Ensino Médio, o material didático já era 100% digital, com o Geekie One, uma nova solução educacional completa que une tecnologia com intencionalidade pedagógica à consultoria parceira na jornada da escola. O Magister é uma das 10 escolas coautoras desse projeto com a Geekie. O Colégio estava, portanto, inserido nesse contexto desde 2018. “Por isso foi uma transição mais fácil”, revela a educadora. “Desde o primeiro dia já mandamos conteúdos e indicações para os alunos”. 

Além dos conteúdos, o Colégio mantém ainda a sua essência e preserva o trabalho envolvendo valores e a educação emocional dos alunos. Por meio das lives, alunos(as) e professores(as) se reúnem para a assembleia de classe, uma prática que até então nunca fora pensada num ambiente virtual e que mesmo assim foi possível. 

“É uma forma de a gente aproximar a realidade da sala de aula para as crianças que estão em casa”, conta a diretora pedagógica. “Nas assembleias, eles falam sobre as angústias que estão vivenciando, falam do medo, da saudade dos amigos. E descobrem juntos formas para superar isso”. 

As avaliações também começaram a ser aplicadas remotamente. Já há um mês na modalidade não-presencial, o Magister tenta captar a aprendizagem dos alunos e verificar como está esse processo durante o período de quarentena. O método varia de acordo com a proposta de cada disciplina, podendo ser em formato de trabalhos ou avaliações pelo Google Forms. Os alunos do Ensino Médio ainda fazem simulados dos vestibulares pela plataforma Geekie. 

Confira um material exclusivo sobre o Novo Ensino Médio

Atenção e inclusão

O cuidado e a atenção com alunos e famílias continuam sendo os mesmos. Professores e coordenadores ficam atentos à participação dos alunos nas aulas e na entrega de atividades, entrando em contato com os familiares quando necessário.

Outra preocupação do colégio é continuar com o trabalho de inclusão e adaptação para alunos e alunas com dificuldade de aprendizagem. Os professores e as professoras continuam planejando atividades pensando nesses(as) alunos(as) e, às vezes, mandam vídeos específicos para eles. 

Segundo a diretora, alguns alunos ainda são beneficiados pelo momento, pela possibilidade de assistirem às aulas no ritmo deles e quantas vezes for necessário, inclusive as síncronas, que são gravadas e disponibilizadas posteriormente aos(às) alunos(as). “A princípio a gente tinha a ideia de que para eles(as) seria um desafio ainda maior, mas eles(as) estão no mesmo movimento dos outros e sendo beneficiados também”. 

Equipe e família

O engajamento da equipe e das famílias faz toda a diferença. “A gente tem apostado na proximidade da família com a escola, orientando individualmente, ampliando a comunicação, fazendo reuniões coletivas com a coordenação, propondo pesquisas com os pais, o que muito tem apoiado as famílias nesse momento em que as demandas na casa aumentaram”, diz Rabelo. Um compromisso que une as duas partes e deixa claro o que é a parceria entre escola e famílias e a importância disso para o processo de aprendizagem das crianças.

“O momento atual vai trazer uma grande transformação. As escolas e as famílias que conseguirem aproveitar esse engajamento e essa parceria voltada à aprendizagem das crianças vão ter grandes ganhos”. 

Faça parte da rede de escolas inovadoras que usam o Geekie One. Peça uma demonstração.

Este artigo foi originalmente publicado pela Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar).

Leia também:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami