Escolas pioneiras Geekie One: a coragem de enfrentar o frio na barriga e assumir a vanguarda da educação

Grupo de 15 colégios que primeiro adotaram o Geekie One têm resultados positivos. Confira como foi esse desafio de adotar o Geekie One para as primeiras escolas parceiras: 

Trocar todo o material didático de uma turma ou de um segmento é sempre um desafio permeado por uma série de questões: Como será a reação dos alunos e das alunas? Como as famílias vão receber a novidade? Haverá mais ou menos custo? Quanto tempo será necessário para os(as) docentes se adaptarem? Qual será o suporte à gestão e a coordenação nesta nova implantação?

Se pode ser complexo conduzir todo este processo com um material reconhecido no mercado, imagine como seria adotar uma plataforma que “alia tecnologia com intencionalidade pedagógica a um conteúdo didático completo e consultoria pedagógica próxima”. No discurso é perfeito, mas há um detalhe importante para a prática: essa adoção aconteceria com todas as funcionalidades e serviços desta plataforma ainda em desenvolvimento.

Este foi o caso das 15 escolas pioneiras que adotaram o Geekie One, em 2017. Com muita coragem e processos de escuta internos com suas comunidades escolares, as primeiras parceiras a adotar nossa plataforma de ensino baseada em dados veem hoje sua trajetória animadas com os resultados e uma dose de saudosismo dessa aventura até então incerta.

Um processo de escuta e confiança das escolas

Tudo isso, contudo, não aconteceu da noite para o dia. Os primeiros colégios a adotarem o Geekie One já conheciam a Geekie por meio do Geekie Lab, plataforma de ensino adaptativo, e do Geekie Teste, avaliação externa que simula o Enem. A proposta para elas foi trocar esses produtos auxiliares por uma plataforma nova no mercado, que surgiu com a missão de “empoderar escolas, estudantes e famílias a se conectarem para potencializar o aprendizado dos(as) estudantes”. A ideia era inovadora e já  atendia as expectativas de alguns e algumas estudantes.

João Paulo Salgueiro, diretor do Colégio Salgueiro, relembra que o momento de decidir pela adotação do Geekie One teve forte influência dos(as) estudantes da escola: 

“O Colégio Salgueiro já usava o Geekie Lab há três anos, mas foi em uma de nossas primeiras experiências com o Geekie Teste usando um chromebook que precebemos, pela primeira vez, um nível de concentração do aluno em prova que a gente nunca tinha percebido antes. Isso gerou uma pulga atrás da orelha em nossa equipe pedagógica e iniciou um processo de escuta com nossos estudantes. Nesse processo de escuta surgiram insights poderosíssimos: um deles, num determinado momento, um estudante levantou a mão e disse: ‘Posso fazer uma pergunta? Por que precisamos usar apostila? Por que precisamos continuar cortando árvores?’ Isso deu um estalo grande no Salgueiro”

Naquele momento, o colégio já estava em contato com a equipe de desenvolvimento do Geekie One participando como escola cocriadora. O diretor conta que os primeiros protótipos foram apresentados para a equipe docente, coordenação, gestão e até estudantes. Ele continua a recordação:

“Logo em seguida a este momento, recebemos o convite para fazer parte do primeiro grupo de escolas que adotariam o Geekie One. Foi um baita desafio. Muito do que tem no Geekie One hoje não se pensava naquele momento, mas a gente acha um barato esse movimento de o tempo todo estar repensando o que está sendo feito; se está legal, pode melhorar; ouvir, ser ouvido”

Além do processo de escuta, o Colégio Salgueiro também já havia visitado escolas de outros países para entender como a aprendizagem acontecia em diferentes cantos do mundo. Nessas viagens, como conta o diretor, sua equipe percebeu que as experiências internacionais em países referências em educação iam ao encontro da proposta inicial do Geekie One. Quem também recorreu a essa estratégia foi o Colégio Internacional Radial:

Ouvir e ser ouvido pela Geekie

O processo de cocriação do Geekie One foi elaborado a partir da cultura centrada no cliente da Geekie. Entender a fundo as necessidades dos(as) docentes, gestores(as), coordenadores(as) e estudantes para deixar o dia a dia mais eficiente era uma premissa importante para todo este desenvolvimento. Para garantir isso, a equipe da Geekie deixou os limites do escritório e se mudou para uma das salas do Colégio Radial para conduzir todo este entendimento do que de fato iria apoiar a comunidade escolar.

“Quando estávamos desenvolvendo o Geekie One, nós acompanhamos de perto a rotina de um professor do Radial para entender a realidade dele. A gente aprendeu muita coisa que só com uma entrevista a gente não aprenderíamos”, relembra André Battagello, diretor de produto da Geekie.

A prática de escuta continua no DNA da Geekie até os dias atuais. Cada nova funcionalidade é criada a partir das necessidades das escolas parceiras, evoluindo o Geekie One para se adequar cada vez mais às realidades e identidades das atuais 250 escolas e mais de 50 mil estudantes espalhadas por todo o Brasil. 

Os resultados de todo este processo de desenvolvimento resulta em mais visibilidade de estudantes e docentes, como no caso do Colégio Magister:

Ter visibilidade das dificuldades de cada estudante auxilia a deixar a aprendizagem mais ativa, como aconteceu com estudantes e docentes do Colégio Koelle:

A soma desses fatores traz o ensino e aprendizagem para mais próximo da realidade dos estudantes do Colégio Master Dei e das demais escolas:

Essa história de sucesso do Geekie só foi possível, no entanto, graças ao grupo de escolas que confiou na proposta e, acima disso, teve a coragem de assumir a vanguarda da educação brasileira para brilharmos juntos e juntas. A todas essas, nosso reconhecimento pela parceria de sempre:

  1. Colégio AZ Internacional
  2. Colégio e Curso Fator
  3. Colégio EMECE
  4. Colégio Internacional Ítalo
  5. Colégio Internacional Radial
  6. Colégio Koelle
  7. Colégio Magister
  8. Colégio Mater Dei – São José dos Campos
  9. Colégio Mater Dei – São Paulo
  10. Colégio Novo Rumo
  11. Colégio Perfil
  12. Colégio Ranieri
  13. Colégio Salgueiro
  14. Colégio Santo Ivo
  15. Colégio Sapiens
Faça parte da rede de escolas inovadoras que usam o Geekie One. Peça uma demonstração.

Conheça mais histórias das escolas parceiras da Geekie:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami