Retrospectiva Geekie 2020: um ano de entregas, dados e personalização

O ano de 2020 vai ficar marcado para a Geekie e para todas as escolas parceiras pelas entregas feitas em meio a tantos desafios. Esperança, confiança, sorrisos e acolhimentos não faltaram, mas também houve novas funcionalidades, muita escuta ativa e a certeza de parcerias duradouras. Confira nossa retrospectiva:

Não é preciso mais dizer que 2020 foi o ano da pandemia do coronavírus. Isso todo mundo já está cansado de saber e, finalmente, já há uma luz no fim deste túnel. Olhando pelo lado positivo deste período inédito em nossa história recente, é possível concluir que 2020 foi o ano de entregas, em especial para as escolas, mas também para a Geekie. 

Para falar sobre todas essas entregas, a equipe do InfoGeekie convidou alguns e algumas geekies – como chamamos nossos(as) colegas de empresa que participaram diretamente na construção dos lançamentos para falarem um pouco sobre cada um deles.

Confira a mensagem do CEO e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki, e algumas das entregas de 2020:


Relatórios de dados e acompanhamento: Mais visibilidade para gestão, coordenação e famílias

Uma das principais vantagens da natureza digital do Geekie One é a capacidade que ele tem de reunir e apresentar dados e evidências sobre a aprendizagem dos estudantes. Em 2020, o Thales Marra, líder da equipe de Performance, foi um dos responsáveis pela criação dos relatórios de acompanhamento para coordenação, gestão e famílias.

Como ele explica no vídeo, os relatórios auxiliam as escolas a ter mais visibilidade e tornar visível aqueles aspectos da aprendizagem que antes ficavam invisíveis no dia a dia. Com os relatórios, docentes, coordenação e gestão têm um instrumento poderoso para verificar desempenho e engajamento de cada estudante e agir sobre as possíveis defasagens de aprendizagem de maneira mais rápida e eficiente, sem precisar esperar sair o boletim bimestral ou trimestral.

Os relatórios têm auxiliado também as famílias a acompanharem o desenvolvimento de seus filhos e filhas. Ao receber semanalmente o consolidado dos dados do(a) estudante no e-mail, pais, mães e responsáveis podem apoiar os estudos de crianças e adolescentes com mais corresponsabilidade. Além disso, as famílias também têm diálogos mais ricos com representantes da coordenação ou da gestão, já que todos e todas têm visibilidade desse desenvolvimento em tempo real.

Confira experiências de escolas parceiras e outros artigos relacionados:


Plano de Estudos Personalizado: Aprendizagem ainda mais focada em necessidades

“Nenhum(a) estudante pode ficar para trás”. Isso significa que a Geekie acredita que cada aluno e aluna precisa de uma atenção única e especial para avançar em seus estudos ou recuperar a aprendizagem que ficou com alguma defasagem. Por acreditar nessa premissa, a Geekie reuniu toda sua experiência com mais de 2 milhões de estudantes ao longo de sua história para trazer ao Geekie One o Plano de Estudos Personalizado.

Com essa funcionalidade, alunos e alunas recebem recomendações de exercícios e atividades para reforçar ou ir além em seus estudos ou preparação para o vestibular. Sua inteligência artificial analisa as interações do(a) estudante com a plataforma e propõe o conteúdo e exercício certos para cada necessidade.

Essa tecnologia de recomendação já havia sido usada pela Geekie no Geekie Games, uma plataforma de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares de grandes universidades certificada pelo Ministério da Educação. O Geekie Games também foi a plataforma de estudos oficiais para o Enem do MEC ao longo do programa “Hora do Enem”. Com ela, mais de 2 milhões de estudantes puderam se preparar para as avaliações de ingresso no ensino superior e tiveram resultados melhores quando comparados àqueles(as) candidatos(as) que não seguiram os planos de estudos oferecidos pela Geekie.

Leia mais


Mural, Provas, Trabalhos e Listas de Exercícios: Rotina docente otimizada e descomplicada

A rotina de professores e professoras ganhou reforços importantes em 2020. Com o desafio das aulas e avaliações remotas, a Geekie desenvolveu uma série de funcionalidades que otimizaram a rotina docente e reforçaram a relação entre educadores(as) e alunos(as).

A primeira entrega foi o mural de comunicação. Como a Paula Moura, gerente de produto da Geekie, comenta no vídeo acima, “o mural foi lançado em Abril, e de lá para cá já são mais de 100 mil postagens e materiais compartilhados, com mais de 20 mil respostas e comentários”.

Outra grande novidade para docentes foi a reformulação das provas dentro do Geekie One. A necessidade de mudança dessa funcionalidade veio durante a pandemia, mas os pedidos de professores e professoras ao longo dos meses que precederam o isolamento social também foram levados em conta. Com a reformulação, a criação e aplicação das provas dentro do Geekie One trouxe mais simplicidade e flexibilidade aos docentes. 

As outras duas novidades foram os Trabalhos Livres e as Listas de Exercícios. Estas são duas funcionalidades que oferecem mais oportunidades de experiências de aprendizagem para docentes e estudantes. Agora, professores e professoras podem criar trabalhos – do zero ou seguindo as sugestões da equipe pedagógica da Geekie – e receber os resultados dos alunos e das alunas em diferentes formatos como fotos, áudio e apresentação de slides, por exemplo, tudo dentro do Geekie One.

Confira também;


Novo Ensino Médio: Disciplinas eletivas e projetos coerentes com o agora para os itinerários formativos

O Novo Ensino Médio já é uma realidade para várias escolas parceiras da Geekie. Em 2020, elas ganharam ainda mais possibilidades para continuar a reforma do segmento – que por lei, deve estar concluída até janeiro de 2020.

Este ano, as escolas que adotam o Geekie One começaram o ano com três disciplinas eletivas para compor seus itinerários formativos: Educação Digital, Empreendedorismo Social e Criatividade e Inovação. Os professores e as professoras que ficaram responsáveis pela condução delas tiveram uma série de treinamentos com a equipe de designers pedagógicos do Geekie One.

As novidades do Novo Ensino Médio continuaram também este ano. Como conta o Ricardo Kuraoka, coordenador editorial da equipe de autores e autoras das disciplinas eletivas, em 2020 a Geekie lançou mais três disciplinas focadas nos itinerários formativos: Cidadania Digital, Projeto de Vida e SMART – esta, um acrônimo de socioemocional, mediação, autonomia, resiliência e transformação, habilidades e competências que se mostraram fundamentais durante a pandemia e para o mundo atual.

Além das três novas eletivas, a equipe pedagógica da Geekie também lançou um cardápio de projetos seguindo a metodologia Project Based Learning (PBL ou Aprendizagem Baseada em Projetos). Eles também são opções para as escolas parceiras comporem seus itinerários formativos com temas relevantes e atuais para alunos e alunas de hoje.

Leia mais

e-book-Novo-Ensino-Médio


Programa Brilhando Juntos(as): apoio de Comunicação e Marketing para todas as escolas parceiras

A Geekie não apoiou apenas os educadores e as educadoras das escolas parceiras. As equipes de Comunicação e Marketing também foram auxiliadas com uma campanha de matrículas exclusiva: Todos na Primeira Fileira

Segundo a gerente de Comunicação e Marketing da Geekie, Laís Rocha, o programa Brilhando Juntos(as)! “foi um salto em relação ao apoio que historicamente oferecemos para nossas escolas também nessa perspectiva de crescimento do negócio e que conversa muito com esse momento de maturidade do Geekie One”.

O programa contou com a Campanha de Matrícula 2021, com dezenas de peças, incluindo o vídeo conceito #TodosNaPrimeiraFileira (assista abaixo). “Foi muito bacana perceber que 94% das nossas escolas parceiras disseram que o nosso apoio de comunicação e marketing atendeu e até mesmo superou suas expectativas”, complementa Laís.

Por meio da campanha de mídia digital e o amplo investimento para tornar o Geekie One ainda mais conhecido por famílias e comunidades escolares, a Geekie também fez essa mensagem do poder do aprendizado personalizado alcançar mais 3 milhões de visualizações em todo o Brasil. 

Além do suporte com peças publicitárias e apoio nos discursos sobre o Geekie One, a equipe de Comunicação e Marketing da Geekie também criou uma rede entre os responsáveis por Marketing das escolas parceiras oferecendo, ainda, trilhas formativas sobre temas como inbound marketing e impulsionamento de mídia.

Confira algumas das ações feitas no Programa Brilhando Juntos(as)!:

Apoio para adaptação às aulas remotas: uma parceria que fez a diferença para as escolas

Com a pandemia, a parceria entre a Geekie e suas escolas foi ainda mais reforçada. O isolamento social pegou muitas instituições de surpresa e o apoio na transição de um modelo presencial de ensino e aprendizagem para o remoto foi marcado por grandes dificuldades para as escolas que não tinham uma cultura de inovação em sua proposta pedagógica.

Felizmente, as escolas que adotam o Geekie One sentiram menos na pele os impactos dessa adaptação repentina. Apesar de o Geekie One ter nascido em 2018, num contexto presencial, a plataforma foi a que melhor se adaptou ao novo cenário. 

Foi neste momento que a designação que damos para o Geekie One – uma plataforma de educação personalizada – mais fez sentido. Identificamos nosso produto como uma plataforma porque ele vai além do material didático: coordenação, docentes e gestores(as) contam com o apoio da Consultoria Pedagógica da Geekie e as formações para aulas mais engajantes, com metodologias inovadoras e treinamentos focados em inteligência de dados para interpretação dos relatórios do Geekie One e do Geekie Teste, a avaliação externa que simula o Enem.

Esse acompanhamento e o apoio da equipe de consultores(as) da Geekie foi fundamental em 2020. Assim que o isolamento social foi imposto, designers pedagógicos e outros especialistas já prepararam uma série de formações para todos os atores e atrizes das escolas parceiras que adotam o Geekie One. Foram formações para aulas remotas mais ativas, comunicação com familiares, bate-papos sobre mensalidades, entre outros assuntos.

Além disso, em 2020 a Geekie também reforçou a percepção das escolas de fazerem parte de uma rede de escolas inovadoras. Criamos grupos com mantenedores(as), gestores(as), diretores(as) e coordenadores(as) para estimular trocas, sentimentos e soluções que cada instituição estava refletindo e adotando ao longo da adaptação para as aulas remotas e para a continuidade da aprendizagem de seus alunos e suas alunas.

Confira as experiências de escolas parceiras na adaptação ao modelo remoto:

Premiação WHOW!: reconhecimento pela inovação consistente da Geekie

Todos esses esforços em empoderar escolas parceiras também extrapolou a rede Geekie One. Auxiliamos milhares de outras escolas com formações, e-books gratuitos e bate-papos virtuais para compartilhamento de estratégias e experiências. 

Toda essa preocupação com a aprendizagem de estudantes brasileiros foi reconhecida pelo Prêmio Whow! de Inovação, uma iniciativa do Grupo Padrão e do Centro de Inteligência Padrão (CIP). A Geekie foi destaque na categoria Empreendedorismo Social do prêmio que tem por objetivo identificar e reconhecer empresas e instituições que produzam inovação consistente, tanto incremental quanto disruptiva, com repercussões efetivas nos negócios. Além da Geekie, outras empresas premiadas em diferentes categorias foram: Mercedes-Benz, Ipiranga, Sony Brasil, Rappi, Suzano e Magazine Luiza.

A metodologia do prêmio considera rankings de relevância no mercado como o “Valor 1000” do Valor Econômico e o “Melhores & Maiores” da Exame, que elencam as mil empresas de maior destaque no Brasil. As empresas selecionadas foram avaliados pela Hyper Island, a mais prestigiada escola de inovação do mundo e parceira do CIP neste reconhecimento, e por um comitê de especialistas do mercado com foco em inovação, convidados diretamente pelo Grupo Padrão e pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), nomeados de “Mentes Brilhantes”.

Confira também os destaques da Geekie em diferentes veículos de comunicação:

Afinal, quem entregou mais?

As entregas da Geekie foram muitas, mas quem mais entregou em 2020 foram as escolas brasileiras. Não foi um ano fácil para muitas pessoas. Docentes precisaram aprender novas metodologias do dia para a noite, mas entregaram esperança para seus alunos e alunas; coordenadores e coordenadoras tiveram o trabalho triplicado para atender famílias, docentes e estudantes, mas entregaram todo seu acolhimento em um momento de incertezas; a gestão entregou toda sua segurança e as famílias, sua confiança.

É por conta de todas essas ações sobre-humanas que 2020 foi o ano das entregas. Para a Geekie, é um orgulho fazer parte da história de tantas escolas e colaborar com uma aprendizagem mais ativa, visível, personalizada e conectada para proporcionar o desenvolvimento integral de milhares de estudantes do Brasil.

Conheça o Geekie One, a melhor plataforma de educação personalizada. Peça uma demonstração
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami