Retrospectiva Geekie 2021: (re)encontros de pessoas, caminhos e possibilidades

Em 2021 a Geekie completou 10 anos. Foi uma década com o propósito de evoluir a jornada de aprendizagem de estudantes e trazer mais personalização e visibilidade para todos(as) da escola. Neste ano, a Geekie, o Geekie One e todos(as) que constroem o melhor material didático do país encontraram grandes novidades, novas perspectivas e mais parcerias para 2022. Confira nossa retrospectiva:

Uma das premissas da Geekie é realizar seu propósito de tornar a educação mais visível, personalizada, ativa e conectada por meio de suas escolas parceiras. Em 2021, quando a empresa completou 10 anos, a premissa de ser próxima das instituições de ensino e de suas reais necessidades se tornou ainda mais relevante. 

Este também foi o ano de reconhecimentos, destaques e novidades: as famílias apontaram o Geekie One como o melhor material didático do país; os jornais Valor Econômico e Folha de São Paulo noticiaram as conquistas da Geekie; e novos segmentos – Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental – ganharam suas versões do Geekie One para que estudantes possam desenvolver habilidades e competências coerentes com o agora e o futuro de ponta a ponta na Educação Básica.

No próximo ano, a Geekie intensifica seu modelo reconhecido de parceria pedagógica para atender mais de 350 escolas, 95 mil estudantes e 10 mil docentes de Norte a Sul do país.

Confira como foi 2021 para a Geekie:

Novidades do Geekie One: educação visível e personalizada para toda a Educação Básica

Um sonho antigo da Geekie se tornou realidade em 2021: impactar a jornada de aprendizagem de todos(as) os(as) estudantes da Educação Básica, de ponta a ponta. Agora, além do material didático para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Geekie One também está disponível para a Educação Infantil e os anos iniciais do Fundamental.

A proposta dos segmentos iniciais traz a brincadeira e todas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para perseguir o objetivo de desenvolver estudantes capazes de atuar na transformação da sociedade. Para isso, o Geekie One traz as metodologias do Projeto Zero da Universidade de Harvard e de outras instituições de vanguarda na educação para permitir experiências de aprendizagem ainda mais ativas, personalizadas, visíveis e conectadas. Isso tudo respeitando as especificidades de cada fase do desenvolvimento das crianças.

Escolas como o Mater Dei São José dos Campos já colocaram todas essas novidades em prática e estão colaborando com o desenvolvimento dessa solução única no mercado. Confira mais detalhes sobre os novos segmentos:

Confira mais detalhes:

Novo Ensino Médio Geekie One: todo apoio para estudantes encontrarem seus próprios caminhos

A Geekie acredita nas mudanças propostas do Novo Ensino Médio e seu potencial para um desenvolvimento mais conectados com os reais interesses dos(as) estudantes e as expectativas que o mercado de trabalho tem para essa futura geração de profissionais.

“O Novo Ensino Médio representa uma alternativa para reverter os índices educacionais com resultados insuficientes que o segmento vem observando há décadas.Nós estamos abertos à mudança, abertos a construir processos de aprendizagem que sejam mais significativos para os(as) estudantes, que empodere mais eles(as) e os(as) coloque num papel mais ativo e menos passivo nessa sociedade”, reflete Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie.

 O caminho para isso está na personalização, no olhar atento às individualidades de cada estudante; está também no oferecimento de diferentes experiências com disciplinas eletivas, projetos, oficinas e núcleos de estudos com temáticas atuais e relevantes para o futuro dessa geração de alunos e alunas.

Além da proposta para o Novo Ensino Médio, a Geekie também marcou sua presença na preparação dos(as) estudantes do segmento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os grandes vestibulares do país. Em 2021 aplicamos simulados para a Fuvest e Unicamp e atingimos 100% de cobertura dos assuntos cobrados em Matemática na prova oficial do Enem com o Geekie Teste, a avaliação externa e simulado do Enem da Geekie.

Saiba mais detalhes:

Baixe um e-book gratuito sobre o Novo Ensino Médio e entenda todas as mudanças do segmento que devem estar prontas em 2022

Famílias mais próximas e corresponsáveis: o reconhecimento de uma visão focada na escola

Acompanhar de perto estudantes e reforçar o relacionamento com famílias são objetivos comuns a muitas escolas brasileiras. A experiência da pandemia não só mostrou possibilidades para a inclusão de tecnologias no processo de aprendizagem, mas também destacou a importância de dar mais visibilidade do processo de desenvolvimento de estudantes para eles(as) mesmos(as) e para suas famílias e/ou responsáveis.

A Geekie entende essa necessidade e todos os esforços para auxiliar escolas a estreitarem seus laços com as famílias foram comprovados com o Diagnóstico Nacional da Educação. A pesquisa conduzida pelo Escolas Exponenciais com mais de 140 mil famílias mostrou que elas apontam o Geekie One como o melhor material didático do país.

Segundo Eduardo Bontempo, este é resultado da cultura desenvolvida na Geekie de fazer sempre o melhor para suas escolas parceiras e isso inclui ir além do material didático:

“O resultado da pesquisa Diagnóstico Nacional da Educação me fez refletir sobre todo o trabalho de uma década da Geekie, desde sua criação, em 2011, sempre focado no aprendizado e na evolução constantes e com um impacto real em mais de 12 milhões de estudantes ao longo de toda essa história. Como pai e cofundador da Geekie, fico extremamente orgulhoso de fazer parte da construção de uma Nova Era da Educação, agora coroada com uma percepção muito positiva das famílias das escolas parceiras que adotam o Geekie One.”

Leia mais:

Geekie no debate educacional brasileiro: destaques na Imprensa e presença internacional no avanço da educação mundial

O crescimento e a importância da Geekie para a evolução da educação brasileira foram destaques na imprensa em 2021. O jornal Valor Econômico, principal publicação de Economia e Negócios do Brasil, trouxe uma reportagem especial sobre a trajetória da empresa.

A Geekie também marcaram presença no debate educacional brasileiro e no internacional. Em outubro, o mestre em educação pela Universidade de Stanford, CEO e cofundador, Claudio Sassaki, participou do debate da Clinton Global Initiative University sobre o futuro da educação. Como o único brasileiro na área de educação do evento, o educador trouxe a importância da personalização e do uso de dados para o avanço do ensino e da aprendizagem. Sassaki também representou a Geekie em uma conferência com Howard Gardner, o pai da Teoria das Inteligências Múltiplas, em março.

Além da presença na Imprensa e em eventos internacionais, a Geekie também colaborou com os desafios da educação em contexto de pandemia compartilhando seus saberes e conhecimentos com educadores e educadoras de todo o Brasil. Com o Circuito Geekie, série de palestras e formações pedagógicas, professores(as), coordenadores(as) e gestores(as) puderam atualizar suas práticas e adequá-las às necessidades do momento atual. As famílias de estudantes que usam o Geekie One também tiveram seus momentos de reflexão oportunizados pela Geekie no Encante-se, eventos exclusivos para debater as temáticas mais relevantes para pais, mães e responsáveis.

Confira as reflexões e contribuições da Geekie para a evolução da educação em 2021:

Reveja os debates do Circuito Geekie, Encante-se e outros encontros:

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Bitnami